Situações que limitam a exportação de resultados nos portais BEC, ComprasNet e Compras Públicas

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Situações que limitam a exportação de resultados nos portais BEC, ComprasNet e Compras Públicas

Os portais BEC, Comprasnet e Compras Públicas apresentam diferentes situações que podem permitir ou não a exportação de resultados. Em outras palavras, a exportação de dados só é possível quando a licitação, o item, o lote ou o grupo estão em determinadas condições. A seguir, iremos detalhar quais são essas situações específicas para cada um desses portais:

Portal BEC 

  • Situações que não permitem a exportação de resultados: “Análise de negociação ativa”, “Análise de aceitabilidade de preço”, “Etapa de habilitação” e “Pregão suspenso”.
  • Situações que permitem a exportação de resultados: “Análise de recursos”, “Homologação” e “Encerrado com vencedor”.

A funcionalidade “Ata” na sala de disputa desempenha um papel fundamental para que o robô possa capturar os CNPJs dos fornecedores. Em geral, quando o portal cria a ata da disputa, ela inclui os CNPJs dos fornecedores, o que possibilita ao robô exportar esses dados. No entanto, se a ata não for gerada, o CNPJ não estará disponível em nenhum outro campo, tornando impossível a sua captura pelo robô.

Portal ComprasNet

  • Situações que não permitem a exportação de resultados: “Adjudicação” e “Homologação” (Ata).
  • Situações que permitem a exportação de resultados: “Julgamento/Habilitação/Admissibilidade”.

Quando um pregão é adjudicado e homologado, a página utilizada para coletar os dados é removida, o que impede a exportação direta. Nesses casos, é necessário obter os dados diretamente da “Ata da disputa”, para a qual o robô não está preparado.. No entanto, é importante destacar que essa situação ocorre apenas para os processos que não são regidos pela lei 14.133/21, pois, para esses processos, não há impedimento de exportação mesmo após a fase de homologação. 

Portal Compras Públicas 

  • Situações que não permitem a exportação de resultados: “O item está encerrado”, “O item está deserto” e “O item foi cancelado”.
  • Situações que permitem a exportação de resultados: “O item está em negociação”, “O item teve arrematante declarado”, “O item foi adjudicado”, “O item está recebendo diligências”, “O item teve seu fornecedor homologado” e “O item foi homologado”.

A funcionalidade “Ordem de resultado dos itens” (ícone taça) na sala de disputa desempenha um papel crucial para que o robô possa capturar os dados automaticamente. No campo “Ações”, essa opção só é exibida após a declaração de um arrematante e, a partir dessa fase, é possível exportar os resultados, incluindo o CNPJ. No entanto, é importante ressaltar que essa exportação não é possível nos casos em que o item foi declarado deserto ou cancelado.