Envio de documentos

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Envio de documentos

Na etapa de Monitoramento, os usuários podem enviar a proposta atualizada e documentos de habilitação conforme solicitado pelo pregoeiro. Os tópicos abordados neste artigo são:

  • Compreendendo a tela de envio de documentos
  • Processo de envio de documentos 
    • Status de envio possíveis
    • Reaplicar Documento
    • Reenviar Documentos
    • Enviar novos documentos

Antes de explicar o processo de envio de documentos, vamos entender os dados exibidos na tela:

Compreendendo a tela de envio de documentos:

  • Item: Lista dos itens ou grupos em que a empresa está participando.
  • Status de envio: Indica o estado do envio para cada item (Enviando, Enviado com sucesso, etc.).

  • Funcionalidades:
    • Anexar documentos: Adiciona documentos para um item específico.
    • Editar: Permite adicionar ou remover documentos.
    • Remover documentos: remove todos os documentos anexados.

    • Anexar para todos: Adiciona documentos para todos os itens de uma vez.
    • Excluir enviados: Remove todos os documentos enviados ao portal na plataforma.

    • Enviar: Envia os documentos com status “A enviar”.
    • Fechar: Fecha a tela.

Observação: A funcionalidade “Remover documentos” ou “Excluir enviados” não apaga documentos no portal, apenas na plataforma. Isso implica que não é possível excluir documentos pela ferramenta Effecti. Se o portal oferecer essa opção, a exclusão deve ser feita diretamente nele.


Processo de envio de documentos:

Para enviar documentos para os itens vencidos, há duas opções:

Para um Item:

  1. Clique em “Mostrar mensagens” na licitação desejada.
  2. Selecione “Envio de documentos” no menu superior.
  3. Escolha o item desejado na lista e clique em “Anexar documentos”
  4. Clique em “Anexar” no menu superior.
  5. Selecione os documentos em “Meus Documentos” e clique em “Anexar”.
  6. Visualize os documentos em “Visualizar documentos” caso desejar, e clique em “Salvar”.
  7. Clique em “Enviar” para enviar os documentos ao portal.

Para todos os itens:

  1. Siga os passos 1 e 2 do processo anterior.
  2. Clique em “Anexar para Todos” no menu superior.
  3. Clique em “Anexar” no menu superior.
  4. Selecione os documentos em “Meus documentos” e clique em “Anexar”.
  5. Visualize os documentos em “Visualizar documentos” caso desejar, e clique em “Salvar”.
  6. Clique em “Enviar” para enviar os documentos para todos os itens ao portal.

Observações:

  • O prazo de envio precisa estar aberto para enviar documentos.
  • Verifique o status de envio para garantir que os documentos foram enviados corretamente.
  • O envio de documentos para o portal Comprasnet não é encerrado automaticamente pelo robô. Se o usuário desejar encerrar o prazo, essa ação deverá ser realizada diretamente no portal.

Status de envio possíveis:

  • Documentos não anexados: Nenhum documento anexado ao item.
  • A enviar: Documentos a enviar.
  • Enviando: Documentos em processo de envio ao portal.
  • Enviado com sucesso: Documentos enviados com sucesso.
  • Enviado parcialmente: Falha no envio de alguns documentos.
  • Erro no envio: Falha no envio de todos os documentos.


Reaplicar Documentos:

Além das opções de envio citadas anteriormente, você pode utilizar o recurso “Reaplicar documentos” para o item. Isso permite adicionar os mesmos documentos que foram adicionados anteriormente para um item do mesmo pregão.


Reenviar documentos:

Essa funcionalidade permite o reenvio de documentos que falharam no envio e está disponível para os itens com status “Enviado Parcialmente” e “Erro no Envio”. Para reenviar os documentos:

  1. Clique em “Reenviar documentos” no item desejado.

  2. Confirme o reenvio.


Enviar novos documentos:

No portal ComprasNet, os documentos geralmente são enviados em duas etapas distintas: na fase de julgamento da proposta e na fase de habilitação, cada uma com seu documento específico. Mesmo após o envio inicial, é possível adicionar novos documentos clicando em “Editar”. Essa funcionalidade está disponível para itens com status de envio “Enviado com Sucesso” e “Enviado Parcialmente”.

  1. Clique em “Editar” no item desejado.
  2. Anexe os novos documentos e clique em “Salvar”.
  3. Clique em “Enviar” para enviar os novos documentos.

Observação: Ao adicionar novos documentos, o envio será realizado apenas para os documentos não enviados anteriormente. Em caso de falha no envio de algum documento, basta clicar em “Reenviar documentos” para que os documentos com erro no envio sejam reenviados ao portal.


Nota:

  • Esta funcionalidade está atualmente disponível exclusivamente para os portais BLL, BNC, Comprasnet e Compras Públicas. Em breve, estará disponível para outros portais (Compras BR em andamento).
  • Nos portais BNC/BLL, o envio de documentos é realizado apenas para os Documentos Complementares. Se o pregoeiro solicitar documentos em outra área, a plataforma não realizará o envio.
  • Para o portal Compras Públicas, não oferecemos suporte para propostas readequadas via sistema. A readequação de propostas exige que o fornecedor atualize o lance e envie o arquivo da proposta atualizada. Nesse caso, a plataforma não oferece suporte. Portanto, será possível enviar apenas documentos quando for solicitado proposta readequada exclusivamente via arquivo, ou seja, mesmo que a via sistema permita enviar arquivo, para este caso, não será enviado. A seguir, apresentamos exemplos das telas do portal Compras Públicas que fornecemos suporte e aquelas que não fornecemos suporte.
    • Fornecemos suporte:
    • Não fornecemos suporte: