[Disputar web] Perguntas frequentes
1. É possível acessar o Disputar web em várias abas do navegador ao mesmo tempo?
Resposta: Não. O disputar web só é permitido ser acessado em apenas uma Aba do navegador. Caso você tente utilizar em mais de uma aba o Disputar web, aparecerá a seguinte mensagem:
Isso vale também caso o usuário tente abrir o disputar web em outros navegadores, caso já esteja aberto em algum outro navegador.
2. No disputar web, quando existir uma nova atualização no sistema, como funcionará?
Resposta: Ao acessar a ME e clicar em ‘Minhas disputas’ e existir uma nova atualização disponível o sistema atualizará automaticamente. Você terá apenas que aguardar alguns instantes até que ele finalize a atualização e assim voltar para suas disputas.
O sistema só atualizará se não tiver disputas ativas. Caso você esteja com disputas ativas e exista uma nova versão disponível, esta versão só carregará quando as disputas estiverem pausadas e você deverá efetuar um CTRL + F5 na página.
3. As disputas adicionadas em um usuário no Disputar web, também aparecerão para todos os outros usuários da empresa?
Resposta: Não. Cada usuário terá que adicionar suas disputas, pois o que for cadastrado em um usuário não refletirá para os demais usuários.
Caso você deseje visualizar as disputas de um usuário específico, acesse com este usuário em sua máquina.
⚠️ Importante ressaltar que, é possível acessar com o mesmo usuário em várias máquinas, porém não é recomendado disputar as mesmas licitações. ⚠️
4. Ao adicionar disputas em um computador com meu usuário, cadastrar valores e definir configurações, ao utilizar outro computador com o mesmo usuário, estes cadastros ficarão salvos?
Resposta: Sim. O que você cadastrar e definir em um usuário, ficará salvo neste usuário. Então mesmo que você acesse por outra máquina, se utilizar o mesmo usuário as definições ficarão salvas.
Porém, ao utilizar outro computador, você deverá fazer todo o mesmo passo a passo de instalação de software.
OBS: As alterações feitas no usuário em um computador, não refletem em tempo real em outro computador que esteja com o mesmo usuário. Caso essa situação exista, o computador que quer receber as atualizações feitas no usuário pelo computador 1, deverá efetuar um CTRL + F5 na página. Mais uma vez ressaltamos que Não é recomendado utilizar o mesmo usuário, em computadores diferentes em disputas iguais, justamente porque as alterações feitas em um computador não refletem em tempo real no outro. Veja mais detalhes neste conteúdo.
5. Ao fechar a Aba do navegador que esta com o Disputar web aberto durante as disputas, o robô continuará enviando lances?
Resposta: Não. Se você fechar a aba do navegador ou a janela do navegador com disputas ativas, a disputa será pausada no robô em 1 minuto de inativação e o envio de lances será interrompido.
Para voltar para a disputa basta abrir a aba novamente com o Disputar web (Minhas disputas) e clicar em ‘Iniciar a disputa’.
6. É possível navegar em outras páginas da ME enquanto disputas estão ativas?
Resposta: Sim. O sistema permite que o usuário navegue em outras páginas da ME mesmo com disputas ativas. No entanto, não é recomendado permanecer muito tempo fora da tela de ‘Minhas disputas’, pois podem ocorrer falhas de conexão com o portal, problemas de internet e etc. Para segurança, é importante que o usuário mantenha o acompanhamento constante da disputa.
Recomendações:
- Ao acessar outros módulos ou páginas da ME, recomendamos abrir a página em uma nova aba do navegador, mantendo a aba de Minhas disputas visível e acompanhada.
- Se optar por navegar na mesma aba, é fundamental retornar à página de ‘Minhas disputas’ para garantir o monitoramento das disputas ativas.
7. O que acontece ao efetuar o Recarregamento da página (F5) quando disputas estão ativas?
Resposta: As disputas permanecerão ativas após o recarregamento.
Recomendações:
- Evite atualizar a página repetidamente sem necessidade. A cada recarregamento, o sistema precisa reconstruir todas as informações da disputa, o que pode causar lentidão ou sobrecarga temporária. Por isso, recomendamos atualizar a página apenas quando for realmente necessário.
8. O que acontece caso 2 computadores utilizem o mesmo usuário?
Será possível, porem para acompanhar disputas diferentes! Não é recomendado o acesso simultâneo de 2 ou mais computadores utilizando o mesmo usuário, para as mesmas disputas. Pois isto pode ocasionar em algumas divergências principalmente em relação a atualização de Configurações da disputa, durante a disputa.
Veja esse conteúdo para entender melhor