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Como gerar a proposta comercial atualizada
Durante a fase de julgamento da proposta em uma licitação, é comum que o pregoeiro solicite uma versão atualizada da proposta, ajustada de acordo com o que foi negociado ou vencido. Abaixo, estão os passos detalhados para imprimir a proposta com os dados atualizados, divididos em três etapas: Selecionar, Conferir e Imprimir.
Etapa 01 – Selecionar
- Acesse o menu lateral esquerdo e clique em “Cadastrar” > “Imprimir Proposta Atualizada”.
- Selecione o portal e a empresa desejada e preencha os dados solicitados referentes ao processo. Em seguida, clique em “Carregar Itens”.
- Você tem duas opções: pode selecionar manualmente os itens/grupos vencidos clicando em cima do item/grupo ou clicar em “Marcar Vencidos” (ícone calendário). Se optar por “Marcar Vencidos”, a plataforma automaticamente verifica quais itens foram vencidos pela sua empresa.
- Se você marcou manualmente, clique em “Próximo”. Se utilizou a automação, você será direcionado automaticamente para a próxima tela.
Etapa 02 – Conferir
- Verifique se os dados preenchidos estão corretos. Caso contrário, faça as alterações necessárias, como valores ou descrição de marca, por exemplo.
- Nesta seção, você pode exportar os dados via planilha eletrônica.
- Clique em “Próximo”.
Observação: Em alguns portais, os valores podem não ser exibidos. Isso acontece em processos por lote, onde o valor é informado para o lote inteiro, sem detalhamento unitário dos itens. Nesses casos, o fornecedor precisa redistribuir os valores entre os itens para que a soma total corresponda ao valor do lance vencedor.
Etapa 03 – Imprimir
- Nesta seção, existem vários campos, incluindo:
- Dados da empresa, com campos como cabeçalho, dados comerciais (nome, RG e CPF do representante) e a opção de adicionar logo, assinatura digitalizada ou certificado digital para assinatura do documento.
- Texto do documento, com apresentação automática do órgão e número do pregão e observações.
- Configurações extras, como casas decimais, cidade, data e imagem da rubrica.
- Dados da empresa, com campos como cabeçalho, dados comerciais (nome, RG e CPF do representante) e a opção de adicionar logo, assinatura digitalizada ou certificado digital para assinatura do documento.
- Após preencher os dados necessários, clique em “Imprimir” para gerar a proposta comercial. Se você utilizou certificado digital, o documento será assinado no momento da impressão.