Como cotar e contratar seguro garantia na plataforma

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Como cotar e contratar seguro garantia na plataforma

A nova Lei de Licitações permite a exigência de garantia de proposta tanto na modalidade de pregão quanto na concorrência. É importante diferenciar a garantia de proposta da garantia contratual, pois elas são aplicadas em momentos distintos e possuem finalidades específicas.

A garantia de proposta é um requisito de pré-habilitação, exigido por todos os licitantes. Já a garantia contratual é solicitada apenas ao licitante vencedor, no momento da assinatura do contrato.

A Effecti, em parceria com a Granto Seguro, oferece a possibilidade de cotação e contratação de ambos os seguros. Para fazer uma cotação, siga as instruções abaixo de cada tipo de seguro. 

Como realizar uma cotação de seguro proposta

  1. Na Minha Effecti, você pode acessar a funcionalidade de cotação para seguro proposta de duas maneiras:
    1. Seção Integração > Cotação Seguro Garantia.
    2. Ou na tela de cadastro de proposta da licitação em questão.
  2. Clique em “Cotação Seguro-Garantia”.
  3. Aceite os termos de uso e clique em “Seguir Com a Cotação do Meu Seguro-Garantia”.
  4. Informe os dados de quem irá prestar os serviços. E clique em “Avançar para a escolha do seguro”.
  5. No card “Vou participar de uma licitação” Clique em “Garantir minha participação” .

  6. Informe os dados do produto:
    1. Número do edital
    2. Valor global do contrato
    3. Objeto da licitação
  7. Clique em “Preencher Informações do Segurado” para avançar.

  8. Informe os dados do segurado:
    1. CNPJ
    2. Razão social
    3. CEP
    4. Endereço completo
    5. Município, UF, Bairro
    6. Complemento (se necessário)
    7. Ramo de garantia (público ou privado)
  9. Clique em “Cotar valor da apólice” para avançar.

  10. Nas informações do seguro, informe:
    1. Percentual assegurado
    2. Início da vigência
    3. Prazo em dias (período de duração).
  11. Clique em “Cotar valor da apólice” para avançar.

  12. Visualize o valor da apólice e, para emiti-la, clique em “Seguir para emissão”.

  13. Após a emissão, você poderá baixar a apólice, as certidões e o boleto. Envie a apólice ao portal no momento apropriado.


Como realizar uma cotação de seguro contrato

  1. Na Minha Effecti,  acesse a seção Integração > Cotação Seguro Garantia.
  2. Clique em “Cotação Seguro-Garantia”
  3. Aceite os termos de uso e clique em “Seguir Com a Cotação do Meu Seguro-Garantia”.
  4. Informe os dados de quem irá prestar os serviços. E clique em “Avançar para a escolha do seguro”.

  5. No card Vou executar um contrato” Clique em “Garantir meu contrato”.

  6. Escolha a opção “Fornecedor”.

  7. Informe os dados do produto:
    1. Número do contrato
    2. Número do edital
    3. Valor global do contrato
    4. Data da assinatura do contrato
    5. Objeto da licitação
  8. Clique em “Preencher Informações do Segurado” para avançar.

  9. Informe os dados do segurado:
    1. CNPJ
    2. Razão social
    3. CEP
    4. Endereço completo
    5. Município, UF, Bairro
    6. Complemento (se necessário)
    7. Ramo de garantia (público ou privado)
  10. Clique em “Cotar valor da apólice” para avançar.
  11. Nas informações do seguro, informe:
    1. Percentual assegurado
    2. Início da vigência
    3. Prazo em dias (período de duração).
  12. Se o contrato incluir cobertura adicional de Trabalhista e Previdenciário, habilite a flag.
  13. Clique em “Cotar valor da apólice” para avançar.

  14. Visualize o valor da apólice e, para emiti-la, clique em “Seguir para emissão”.

  15. Após a emissão, você poderá baixar a apólice, as certidões e o boleto. Envie a apólice ao portal no momento apropriado.


Observações:

  • Alguns dados podem ser preenchidos automaticamente, mas recomendamos que você revise todas as informações. 
  • A funcionalidade não está disponível para processos enviados pela plataforma. Ou seja, não é possível gerar uma cotação para um processo enviado pela tela de cadastro. Nesse caso, é necessário utilizar a funcionalidade via integração.