Como cadastrar uma proposta para o portal Licitações-e

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Como cadastrar uma proposta para o portal Licitações-e

A funcionalidade de envio de propostas permite que os fornecedores participem de um pregão oferecendo seus produtos ou serviços para um ou vários itens do edital. As informações podem ser cadastradas de duas maneiras: manualmente,  ou através de uma planilha eletrônica. Neste artigo, vamos explicar ambas as opções. Siga os passos abaixo para cadastrar sua proposta:

Cadastro no sistema

  1. Acesse a etapa “Cadastrar” na Minha Effecti.
  2. No canto superior esquerdo, clique em “Cadastrar proposta”.
  3. Selecione o portal “Licitações-e” e a empresa pela qual deseja enviar proposta.
  4. Informe o ID da licitação (por exemplo, 1055239) e selecione a modalidade correspondente. Atualmente está disponível Dispensa e Pregão para o novo portal Licitações-e e somente Pregão para o antigo Licitações-e.
  5. Clique em “Carregar itens” para que o sistema busque os dados do portal.
  6. Preencha os itens desejados com as informações solicitadas, como descrição detalhada do item, valor unitário e unidade. Ao finalizar, clique em “Preencher automaticamente” no canto inferior esquerdo do lote para que as descrições dos itens sejam registradas na descrição do lote, que será enviada ao portal. Se preferir, você pode preencher a descrição do lote manualmente.

  7. Se o processo exigir o envio de documentos, você deverá anexar os solicitados. Clique em “Anexar arquivo”. Uma nova janela será aberta; escolha os arquivo que são solicitados no edital e clique em “Anexar selecionados”
  8. Por fim, clique em “Salvar e Enviar” no canto inferior esquerdo quando tiver preenchido todos os campos. 

Pronto! Sua proposta será enviada ao portal. Acompanhe o status do envio para garantir que a proposta foi enviada com sucesso. Saiba como verificar neste artigo: Status do envio da proposta.


Cadastro por Importação de planilha eletrônica

  1. Acesse a etapa “Cadastrar” na Minha Effecti.
  2. No canto superior esquerdo, clique em “Cadastrar proposta”.
  3. Selecione o portal “Licitações-e” e a empresa pela qual deseja enviar proposta.
  4. Informe o ID da licitação (por exemplo, 1055239) e selecione a modalidade correspondente. Atualmente está disponível Dispensa e Pregão para o novo portal Licitações-e e somente Pregão para o antigo Licitações-e.
  5. Clique em “Carregar itens” para que o sistema busque os dados do portal.
  6. Clique no botão “Exportar planilha” e configure as colunas que deseja exportar, caso ainda não tenha feito. 
  7. Preencha os itens desejados com as informações solicitadas, como descrição detalhada do lote, valor unitário e unidade. Após concluir, salve a planilha.
  8. Volte ao sistema e clique no botão “Importar planilha”. Arraste sua planilha para o modal correspondente. 
  9. Se o processo exigir o envio de documentos, você deverá anexar os solicitados. Clique em “Anexar arquivo”. Uma nova janela será aberta; escolha os arquivo que são solicitados no edital e clique em “Anexar selecionados”
  10. Por fim, clique em “Salvar e Enviar” no canto inferior esquerdo quando tiver preenchido todos os campos. 

Pronto! Sua proposta será enviada ao portal. Acompanhe o status do envio para garantir que a proposta foi enviada com sucesso. Saiba como verificar neste artigo: Status do envio da proposta.


Observação: Se você utiliza o Excel, será necessário realizar algumas configurações extras toda vez que importar a planilha, pois as configurações são aplicadas ao documento em si, e não ao pacote Office/Excel. Siga os passos abaixo para ajustar a tabela:

  1. Abra o Excel, vá para a tela inicial e clique em “Opções”.

  2. Em “Opções >Avançado”, role a página e, no submenu “Ao calcular esta pasta de trabalho para:”, marque as seguintes opções:  “Definir precisão conforme exibido” e “Usar sistema de data 1904”.

  3. Clique em “Ok” e salve a planilha.