Como cadastrar uma proposta para o portal Compras Mato Grosso

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Como cadastrar uma proposta para o portal Compras Mato Grosso

A funcionalidade de envio de propostas permite que os fornecedores participem de um pregão ou dispensa oferecendo seus produtos ou serviços para um ou vários itens do edital. Com a nova lei de licitações, esse processo se tornou mais simples e ágil, dispensando a necessidade de alterar a descrição detalhada dos itens ou enviar documentos de habilitação separadamente. Siga os passos abaixo para cadastrar uma proposta:

Cadastro no sistema

Cadastrar itens manualmente

  1. Acesse a etapa Cadastrar na Minha Effecti.
  2. No canto superior esquerdo, clique em “Cadastrar proposta”.
  3. Selecione o portal Compras MT e a empresa pela qual deseja enviar proposta.
  4. Escolha a modalidade correspondente: Dispensa ou Pregão.
  5. Para dispensas, informe o número do processo (exemplo: UNEMAT-PRO-2025/20381) e o órgão (exemplo: UNEMAT). Para pregões, informe o número do edital (exemplo: 018/2025) e o responsável sem a sigla de abreviatura (exemplo: DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO).
  6. Clique em Carregar itens para que o sistema busque os dados do portal.
  7. Preencha os itens desejados com as informações solicitadas, como marca/fabricante, modelo/versão e valor unitário.
  8. Realize o aceite dos termos do portal para ser possível a realização do envio da proposta.
  9. Caso solicite os documentos no momento da proposta, realize o upload dos arquivos em seus anexos.
  10. Clique em “Salvar e Enviar” no canto inferior direito quando tiver preenchido todos os campos.

Pronto! Sua proposta será enviada ao portal. Acompanhe o status do envio para garantir que a proposta foi enviada com sucesso. Saiba como verificar neste artigo: Status do envio da proposta.

Exemplo de Dispensa

Exemplo de Pregão

Cadastro de itens via planilha eletrônica

  1. Acesse a etapa Cadastrar no sistema.
  2. No canto superior esquerdo, clique em Cadastrar proposta.
  3. Selecione o portal Compras MT e a empresa pela qual deseja enviar a proposta.
  4. Escolha a modalidade correspondente: Dispensa ou Pregão.
  5. Para dispensas, informe o número do processo (exemplo: UNEMAT-PRO-2025/20381) e o órgão (exemplo: UNEMAT). Para pregões, informe o número do edital (exemplo: 018/2025) e o responsável sem a sigla de abreviatura (exemplo: DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO).
  6. Clique em Carregar itens para que o sistema busque os dados do portal.
  7. Clique no botão Exportar planilha e configure as colunas que deseja exportar, caso necessário.
  8. Preencha os itens na planilha com as informações solicitadas, como marca, modelo e valor unitário, e salve o arquivo.
  9. Retorne ao sistema, clique em Importar planilha e arraste o arquivo para o modal correspondente.
  10. Pronto! Os dados foram importados com base nas informações da sua planilha.
  11. Por fim, clique em “Salvar e Enviar” no canto inferior direito.

 


Observação: Se você utiliza o Excel, será necessário realizar algumas configurações extras toda vez que importar a planilha, pois as configurações são aplicadas ao documento em si, e não ao pacote Office/Excel. Siga os passos abaixo para ajustar a tabela:

  1. Abra o Excel, vá para a tela inicial e clique em “Opções”.
  2. Em “Opções >Avançado”, role a página e, no submenu “Ao calcular esta pasta de trabalho para:”, marque as seguintes opções:  “Definir precisão conforme exibido” e “Usar sistema de data 1904”.

3. Clique em “Ok” e salve a planilha.


Cadastrar anexos

Documentos de habilitação

  1. Verifique no edital se há exigência de documentos de habilitação. 
  2. Se requiridos, na seção Cadastrar anexos, clique em Anexar arquivo.
  3. Selecione os documentos solicitados e clique em Anexar selecionados.

Catálogo e ficha técnica para itens específicos

  1. Se o portal solicitar anexos para os lotes, eles serão exibidos na seção Anexos dos itens.
  2. Clique em Anexar arquivo no primeiro lote que aparece.
  3. Uma janela indicará quais documentos são solicitados.
  4. Anexe os documentos conforme solicitado:
    • Ficha Técnica: apenas um arquivo do tipo ficha técnica.
    • Catálogo: apenas um arquivo do tipo catálogo.
    • Ficha e Catálogo: um arquivo de cada tipo.
  5. Repita o processo para os demais lotes, caso necessário.

Observação: Os documentos devem estar no formato PDF ou arquivo comprimido e seguir exatamente o que foi solicitado no edital.