Como cotar e contratar seguro garantia na plataforma
A nova Lei de Licitações permite a exigência de garantia de proposta tanto na modalidade de pregão quanto na concorrência. É importante diferenciar a garantia de proposta da garantia contratual, pois elas são aplicadas em momentos distintos e possuem finalidades específicas.
A garantia de proposta é um requisito de pré-habilitação, exigido por todos os licitantes. Já a garantia contratual é solicitada apenas ao licitante vencedor, no momento da assinatura do contrato.
A Effecti, em parceria com a Granto Seguro, oferece a possibilidade de cotação e contratação de ambos os seguros. Para fazer uma cotação, siga as instruções abaixo de cada tipo de seguro.
Como realizar uma cotação de seguro proposta
- Na Minha Effecti, você pode acessar a funcionalidade de cotação para seguro proposta de duas maneiras:
- Seção Integração > Cotação Seguro Garantia.
- Ou na tela de cadastro de proposta da licitação em questão.
- Seção Integração > Cotação Seguro Garantia.
- Clique em “Cotação Seguro-Garantia”.
- Aceite os termos de uso e clique em “Seguir Com a Cotação do Meu Seguro-Garantia”.
- Informe os dados de quem irá prestar os serviços. E clique em “Avançar para a escolha do seguro”.
- No card “Vou participar de uma licitação” Clique em “Garantir minha participação” .
- Informe os dados do produto:
- Número do edital
- Valor global do contrato
- Objeto da licitação
- Clique em “Preencher Informações do Segurado” para avançar.
- Informe os dados do segurado:
- CNPJ
- Razão social
- CEP
- Endereço completo
- Município, UF, Bairro
- Complemento (se necessário)
- Ramo de garantia (público ou privado)
- Clique em “Cotar valor da apólice” para avançar.
- Nas informações do seguro, informe:
- Percentual assegurado
- Início da vigência
- Prazo em dias (período de duração).
- Clique em “Cotar valor da apólice” para avançar.
- Visualize o valor da apólice e, para emiti-la, clique em “Seguir para emissão”.
- Após a emissão, você poderá baixar a apólice, as certidões e o boleto. Envie a apólice ao portal no momento apropriado.
Como realizar uma cotação de seguro contrato
- Na Minha Effecti, acesse a seção Integração > Cotação Seguro Garantia.
- Clique em “Cotação Seguro-Garantia”.
- Aceite os termos de uso e clique em “Seguir Com a Cotação do Meu Seguro-Garantia”.
- Informe os dados de quem irá prestar os serviços. E clique em “Avançar para a escolha do seguro”.
- No card “Vou executar um contrato” Clique em “Garantir meu contrato”.
- Escolha a opção “Fornecedor”.
- Informe os dados do produto:
- Número do contrato
- Número do edital
- Valor global do contrato
- Data da assinatura do contrato
- Objeto da licitação
- Clique em “Preencher Informações do Segurado” para avançar.
- Informe os dados do segurado:
- CNPJ
- Razão social
- CEP
- Endereço completo
- Município, UF, Bairro
- Complemento (se necessário)
- Ramo de garantia (público ou privado)
- Clique em “Cotar valor da apólice” para avançar.
- Nas informações do seguro, informe:
- Percentual assegurado
- Início da vigência
- Prazo em dias (período de duração).
- Se o contrato incluir cobertura adicional de Trabalhista e Previdenciário, habilite a flag.
- Clique em “Cotar valor da apólice” para avançar.
- Visualize o valor da apólice e, para emiti-la, clique em “Seguir para emissão”.
- Após a emissão, você poderá baixar a apólice, as certidões e o boleto. Envie a apólice ao portal no momento apropriado.
Observações:
- Alguns dados podem ser preenchidos automaticamente, mas recomendamos que você revise todas as informações.
- A funcionalidade não está disponível para processos enviados pela plataforma. Ou seja, não é possível gerar uma cotação para um processo enviado pela tela de cadastro. Nesse caso, é necessário utilizar a funcionalidade via integração.